Exposição Natureza Viva, de Marcelo Tinoco, estreia na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
- Mábia Almeida

- 5 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

O Centro Cultural Fiesp (CCF) realiza em São Paulo a exposição Natureza Viva, do artista Marcelo Tinoco, com curadoria de Nancy Betts. O período expositivo tem início dia 08 de maio e vai até dia 13 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 20h.
A mostra apresenta 12 obras, produzidas durante a última década, que representam jardins e paisagens naturais, promovendo a reflexão sobre a interação humanidade - natureza. Em seu processo de criação, Tinoco desconstrói fotografias de diferentes épocas e locais e as utiliza como rascunho para a composição de uma nova cena, desenhada e colorida manualmente, gerando o que ele chama de “fotografia multidisciplinar”.
"O título da exposição, Natureza Viva, é um jogo lexical com uma antiga classificação de gêneros na História da Arte, a Natureza Morta, que implicava em composições elaboradas com frutas, fauna e flora, nas quais a vida havia sido extinta. Objetos inanimados como cálices, ânforas de cristal cuja materialidade indicava fragilidade e instrumentos musicais que denunciavam o silêncio, a falta de sonoridade e movimento, por consequência a efemeridade da vida", explica a curadora Nancy Betts.
Neste contexto, a coleção exposta conduz o espectador a uma experiência imersiva composta de dois vieses: as paisagens tropicais e as paisagens europeias. Mais que apresentar lugares, na poética do artista há uma perspectiva dialógica entre todas as obras. As paisagens tropicais remetem aos jardins de Burle Marx com seus arranjos de um paisagismo modernista.
Natureza Viva traduz um universo diferenciado, uma realidade mágica e um reencantamento com a vida e com a natureza. Marcelo Tinoco quer trazer, por meio de uma visibilidade exuberante, uma visão da beleza e da vivacidade da Natureza. É uma estética que estimula o espectador a um sentimento afetivo, uma empatia, provocando-o a perceber novas narrativas.
“Dificilmente encontro uma paisagem totalmente pronta, a obra está sempre apenas começando a partir do primeiro click. Na sequência, crio um dispositivo de `tempo e espaço`, altero a sequência dos fatos e me desloco na geografia. Me dá uma sensação de liberdade, alterar a ordem das coisas e poder criar novas áreas na tela, sempre me perguntando... e se fosse deste jeito?", comenta o artista.
A mostra é um convite para que os visitantes reflitam sobre a necessidade do cuidado e de conviver com a natureza, gerando novas realidades possíveis. "Natureza Viva" é livre para todos os públicos e inclusiva para pessoas com deficiência visual, contendo audiodescrição em cinco obras.
Serviço
Exposição Natureza Viva
Artista: Marcelo Tinoco
Curadoria: Nancy Betts
Visitação: de 8 de maio a 13 de outubro de 2024
Terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp - Av. Paulista, 1.313
Foto destaque: "Natureza Viva" (Crédito: Marcelo Tinoco / Divulgação).
.jpg)


Comentários