top of page

MIS inaugura primeira exposição programa Nova Fotografia 2026: “Régis, cadê você?”, de Lucia Lang

  • Foto do escritor: Mábia Almeida
    Mábia Almeida
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Com abertura no dia 10 de fevereiro, às 19h, a exposição apresenta um ensaio construído a partir de longas caminhadas da fotógrafa pelo centro de São Paulo. Entrada gratuita.





O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura a primeira exposição do programa Nova Fotografia 2026 com a série “Régis, cadê você?”, da fotógrafa Lucia Lang. Com entrada gratuita, a mostra abre ao público no dia 10 de fevereiro, terça-feira, às 19h.


O projeto anual do MIS seleciona, por meio de convocatória aberta ao público, seis novos fotógrafos para uma exposição individual no Museu. A seleção fica a cargo do Núcleo de Programação, com supervisão e coordenação da curadoria geral do MIS. São selecionadas séries fotográficas inéditas, de profissionais que se destacam por sua originalidade técnica e estética. Após o período em exposição, as séries escolhidas passam a integrar o acervo do MIS. 


Lucia Lang apresenta a série “Régis, Cadê Você?”, um ensaio construído a partir de longas caminhadas pelo centro de São Paulo. Com olhar atento e sensível, a artista percorre ruas, becos e zonas de sombra da cidade em uma busca que é, ao mesmo tempo, urbana e existencial. O trabalho parte da procura quase infrutífera por alguém que partiu para revelar um centro em transformação, marcado pela diminuição do fluxo de pessoas, pelo esvaziamento afetivo e por mudanças profundas no tecido social.


A curadora Helena Rios destaca que Lucia, caminhando sozinha pelas vias do centro, parece sentir-se em casa. “Nos traz de lá sopros de uma beleza crua, singela, sincera. Uma beleza que nasce em seus olhos, em sua maneira peculiar de ver as ruas – e a vida – com a densidade daquilo que é genuinamente necessário e belo.”


Longe de registros meramente documentais, as imagens constroem paisagens urbanas associadas a um estado de alma. A cidade deixa de ser pano de fundo e passa a atuar como agente ativo, influenciando sentimentos, percepções e modos de estar no mundo. O centro de São Paulo surge, assim, como um organismo vivo, marcado por desalento, memória, perda e resistência.



Imagem principal: Imagem da série inédita "Régis, cadê você?", da fotógrafa Lucia Lang (Crédito: divulgação).

Comentários


  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
Palavra "Papo de Arte" escrita com letras pretas e em cor de fundo amarelo

 

Papo de Arte

bottom of page