Personagens de Jorge Amado e sua influência na cultura brasileira
- Mábia Almeida

- 11 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2024
O autor escreveu personagens que estão na memória dos brasileiros através da popularidade das suas obras

As obras de Jorge Amado tiveram grande influência na cultura de nosso país. Seja através dos livros, da novela, de filmes ou de sua minissérie favorita, todos conhecem ao menos um dos vários personagens que o famoso escritor criou.
Gabriela, mulher sensual, ousada e livre, é a mais conhecida personagem de Jorge Amado. Em Gabriela, Cravo e Canela, o escritor usou como pano de fundo a cidade de Ilhéus, Bahia, com seus fazendeiros nos tempos em que o cacau era o que ditava a economia na região, além de expor o machismo da época.
Esse livro rendeu ao autor prêmios como Jabuti e Machado de Assis, além de ter popularizado seu nome como um dos autores mais conhecidos e lidos em nosso país. Gabriela, Cravo e Canela virou novela, três aliás, interpretada por ninguém menos que Sônia Braga, em 1975, e Juliana Paes em 2002 na tv Globo. Porém a primeira versão da história escrita pelo famoso autor baiano foi exibida em 1960 pela TV Tupi.
A personagem também rendeu música, imortalizada na voz de Gal Costa e escrita por Dorival Caymmi. Virou filme em 1982, com direção de Bruno Barreto, e até história em quadrinhos. Eu poderia passar horas, ou gastar vários caracteres, falando sobre essa obra mas tem outros personagens e histórias que também merecem destaque.
Dona Flor e Seus Dois Maridos, lançado em 1966, é outra de suas obras mais conhecidas. Dona Flor perde seu marido, o malandro Vadinho, e depois de um tempo se casa novamente, dessa vez com o pacato Teodoro Madureira, quando o fantasma de seu primeiro marido resolve aparecer para ela, o que vira sua vida de cabeça para baixo. Esse livro também foi adaptado a tv, ao cinema e teatro.
Outras histórias escritas por Jorge Amado também merecem destaque. Guna, por exemplo, é um personagem do livro “Mar Morto”, publicado em 1936, que relata a vida de pescadores em Salvador. A novela Porto dos Milagres, da Rede Globo, foi inspirada nessa obra e contou com o ator Marco Palmeiras interpretando o personagem principal.
Uma das heroínas mais conhecidas do escritor é Tieta, descrita em “Tieta do Agreste” de 1977. A história da adolescente que é expulsa de casa pelo pai e retorna à cidade após mais de vinte e cinco anos já madura e ainda bonita é também uma das personagens mais conhecidas do célebre autor.
Neste livro o escritor baiano continua a descrever heroínas sensuais, o cenário sócio-político baiano e tecer críticas aos preconceitos da sociedade da época, preconceitos estes que (infelizmente) continuam presente em nossos dias.
“Tieta do Agreste” é mais uma de suas obras que foi adaptada ao cinema, teatro e á tv. Quem nunca ouviu falar da novela Tieta, da TV Globo, em1989? Com Betty Faria interpretando o papel principal, essa é uma das novelas mais conhecidas da emissora carioca. Também virou filme em 1996 com Sonia Braga (novamente em um personagem de Jorge Amado).
As críticas sociais presentes em Capitães de Areia também merecem ser citadas aqui. Neste livro, Pedro Bala e seus amigos, menores abandonados, precisam praticar crimes para sobreviver. Esse livro também foi adaptado ao cinema em 2011. O filme teve direção de Cecília Amado, neta de Jorge Amado.
Teresa Batista sofreu muito em Teresa Batista Cansada de Guerra, de 1972. Apesar disso, é uma heroína batalhadora e destemida. Não vai ser uma surpresa se eu disser que o livro foi transformado em minissérie da Rede Globo em 1992, com o título homônimo.
Jorge Amado realmente sabia como escrever personagens marcantes. São tantos que não caberiam nessa matéria. Como esquecer a trajetória e o amadurecimento de Antônio Balduíno em Jubiabá?
Os personagens do escritor baiano foram e ainda são tão importantes para a cultura brasileira porque ele sabia se comunicar com o povo. Seus heróis ou heroínas eram pessoas “reais” que acertavam e erravam.
Seja imortalizado na tv, cinema, teatro ou até em quadrinhos, as criações de Jorge Amado vão viver para sempre no imaginário popular, através de personagens que são verdadeiros ícones para a nossa cultura. E me perdoe leitor se eu deixei algum personagem importante de fora, é que eles são tantos que um texto é pouco para descrevê-los e os celebrar.
.jpg)



Comentários