Autor em foco
- Mábia Almeida

- 25 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2024
Gabriel García Márquez

Gabriel José García Márquez nasceu em 1927 em Aracataca, Colômbia, era chamado de Gabo. Na infância, ainda em sua cidade natal, ouvia seu avô, veterano de guerra, contar histórias, o que teve uma grande influência para, no futuro, tornar-se escritor.
Na adolescência, descobriu, após ler A Metamorfose, que Franz Kafka contava a histórias do mesmo jeito que sua avó, a partir desse momento Gabo decidiu se tornar escritor. Publicou seu primeiro conto em 1947, chamado “A terceira resignação”, o primeiro romance foi “A revoada “, publicado em 1955.
Trabalhou também como jornalista a partir de 1948, escrevendo para alguns veículos de comunicação na Colômbia como “El Universal”, “El Heraldo" e “El Espectador". Foi, em 1958, correspondente internacional na Europa e, alguns anos depois, foi morar em Nova Iorque, trabalhando como correspondente internacional.
Ganhou muitos prêmios, entre eles o Nobel de Literatura em 1982, pelo conjunto da obra, três anos depois, lançava o livro “O amor nos tempos de cólera”.
O colombiano era apaixonado pelas telonas, tanto que trabalhou como diretor e roteirista de cinema, fundou em 1986 a Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba, como forma de apoio a carreira de jovens da América Latina e África. Era amigo de Fidel Castro e foi membro do Partido Comunista.
Gabriel García Márquez faleceu em 2014 na Cidade do México, no México, decorrente de uma pneumonia. O escritor vendeu mais de 40 milhões de livros e deixou um legado imenso para a literatura mundial.
Principais obras:
Cem anos de solidão (1967): Esta é, sem sombra de dúvidas, sua obra mais popular. Exemplo do realismo clássico, mistura entre fantasia e realidade na história como se fosse algo comum. O Gabo teve que penhorar seu aquecedor a fim de conseguir dinheiro para enviar o livro à editora. Esta é a história da família Buendía, do vilarejo, já retratado por Gabriel García Márquez em “A revoada”, Macondo.
A revoada- O enterro do diabo (1955): É o primeiro romance de Gabriel Garcia Márquez. O livro mostra a história de um enterro quase impossível de acontecer em um vilarejo fictício chamado Macondo.
O Veneno da Madrugada- A má Hora (1962): A história acontece quando em um pequeno vilarejo, segredos são espalhados, bilhetes contendo informações sobre traições, crimes e outros segredos são pregados nas portas das casas. Em 2006, o livro foi adaptado para o cinema, O veneno da Madrugada foi dirigido por Ruy Guerra.
O outono do Patriarca (1975): O livro nos conta a história de um ditador em uma cidade fictícia, nesta obra, o autor faz alusão a regimes ditatoriais da América Latina.
O amor nos tempos de cólera (1985): O romance traz a história de Florentino Fermina. Impedido de se casar com Fermina pelo pai da moça, Florentino conserva seu amor por mais de 50 anos, quando encontra novamente Fermina no velório do seu marido. A partir desse momento, os dois podem reviver os sentimentos do passado. Essa obra foi adaptada ao cinema com título homônimo e direção de Mike Newell.
.jpg)



Comentários