Autor em foco
- Mábia Almeida

- 8 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Agatha Christie

Agatha Christie resiste ao tempo, mesmo que tenha falecido em 1976, a “dama dos crimes” continua a ocupar o imaginário popular com seus livros policiais.
Seja com uma adaptação de seu livro para o cinema, como o Assassinato no Expresso do Oriente, dirigido por Kenneth Branagh em 2017, ou o relançamento de seus maiores sucessos, a criadora de Hercule Poirot nunca vai deixar de ser lida e celebrada.
Nascida Agatha Clarissa Miller em 15 de novembro de 1890, na Inglaterra, se tornou Christie após se casar com o coronel Archibald Christie em 1914. A partir desse momento, passou a ser chamada de Agatha Christie, adotando o sobrenome do marido.
Escreveu seu primeiro livro por incentivo da irmã mais velha, que a desafiou a escrever uma história policial. Agatha Christie escreveu então o romance “O Misterioso Caso de Styles”, publicado em 1920.
A dama do crime já vendeu mais de dois bilhões de exemplares no mundo, sendo considerada a maior escritora de romance policiais de todos os tempos.
Christie se divorciou em 1928, no mesmo ano se casou novamente com Max Mallowan. A escritora de livros policiais morreu em 12 de janeiro de 1976.
Mesmo tanto tempo tendo se passado, é impossível falarmos de romance policial sem citar Agatha Christie, seu legado ficará para sempre.
Principais obras:
Assassinato no Expresso do Oriente

Hercule Poirot está a bordo do luxuoso trem Expresso do Oriente quando um homem é assassinado, o detetive tenta desvendar esse crime que tem como suspeitos todos os passageiros do trem. Foi publicado em 1934.
O Assassinato de Roger Ackroyd

Poirot investiga o assassinato de Roger Ackroyd, que foi achado esfaqueado com uma adaga em sua mansão. Publicado em 1926.
E não sobrou nenhum

Um grupo de pessoas é convidado a visitar uma casa em uma ilha na Inglaterra, um assassinato acontece entre eles, e a clássica pergunta “Quem matou?” se mantém até o final do livro. Publicado em 1939.
Depois do Funeral

Nesse livro, um homem muito rico morre aparentemente de forma natural, sua irmã é assassinada poucos dias depois, o detetive Poirot investiga o caso. Publicado em 1953.
O Misterioso caso de Styles

Já no seu primeiro livro, Agatha Christie nos apresenta o detetive belga Hercule Poirot. Nesta obra, O famoso detetive investiga o assassinato de sua antiga conhecida, Emily Inglethorp.
Agatha Christie começou a escrever por incentivo da irmã, foi desafiada a criar uma história policial que só revelasse culpado no final, assim nasceu o seu primeiro livro publicado: O Misterioso Caso de Styles. Publicado em 1920.
Outros livros recomendados são: A Casa Torta, Os Crimes ABC, Punição para a Inocência, Morte no Nilo e Um Corpo na Biblioteca.
.jpg)



Comentários