Fábricas de Cultura celebram Ziraldo com programação especial em junho
- Mábia Almeida

- 25 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Durante o mês de junho, as Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, irão celebrar a obra do cartunista e autor Ziraldo (1932-2024). Crianças e adultos poderão explorar a diversidade de suas criações, incluindo o icônico 'O Menino Maluquinho'.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 1º de junho, sábado, às 10h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, com a ação Grafite Arte Urbana: Viva Ziraldo. Nesta atividade, os artistas Leche e Alore pintarão um mural original em homenagem ao cartunista, destacando alguns de seus personagens mais famosos e outros elementos de sua obra.

Outra ação de grafite será realizada na Fábrica de Cultura Jaçanã, entre os dias 6 e 8 de junho, das 9h às 17h. A grafiteira e artista visual Caluz criará um painel retratando os principais personagens de Ziraldo, proporcionando uma imersão artística na obra do célebre autor.
No Capão Redondo, a atividade "O humor como denúncia" resgatará as produções humorísticas de Ziraldo, criadas durante a Ditadura Militar (1964-1985), a partir do livro "Só dói quando eu rio: Treze anos daqueles tempos contados pelo humor de Ziraldo" (2010). A oficina, que será realizada no dia 5 de junho, quarta-feira, às 10h, permitirá ao público criar seus próprios cartuns, relacionando o humor às opressões atuais, culminando em uma intervenção artística exibida como exposição.
Também no dia 5, às 10h, a Fábrica de Cultura Osasco oferecerá uma oficina de autorretrato inspirada na obra de Ziraldo. Os participantes conhecerão trabalhos do cartunista, como "O Menino Maluquinho" e "A Turma do Pererê", para criar desenhos baseados no estilo único do artista. Em Diadema, a oficina "Universo de Ziraldo" ensinará como elaborar tirinhas no estilo do cartunista, no dia 11 de junho, terça-feira, com sessões às 9h30 e às 14h.

No dia 13 de junho, quinta-feira, às 14h, a Fábrica de Cultura Brasilândia apresentará o espetáculo "O Menino Maluquinho: Lisonjeiro ao Mestre", do grupo Trapiche Teatro. A peça mostrará o "criador do Menino Maluquinho" tentando trabalhar em seu ateliê enquanto interage com as brincadeiras dos netos, revisitando suas principais obras. Ainda na Zona Norte, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realizará uma sessão de cinema com a exibição do filme "O Menino Maluquinho" (1995) no dia 25 de junho, terça-feira, às 14h.
Foto destaque: Espetáculo Lisonjeiro ao Mestre do Trapiche Teatro | Acervo do grupo Trapiche Teatro
.jpg)



Comentários