#LeiaUmaMãe: campanha promove a diversidade na literatura materna
- Mábia Almeida

- 19 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Em um cenário em que a maternidade é, muitas vezes, retratada de forma superficial e estereotipada, a campanha #LeiaUmaMãe surge como uma oportunidade de explorar a riqueza e a diversidade das experiências maternas por meio da literatura. A iniciativa é idealizada pela mãe, escritora e jornalista Bruna Escaleira em parceria com a agência com.tato - curadoria de comunicação, focada em comunicação e serviços editoriais para independentes.
"A presença da maternidade no meio literário está longe da saturação. Devido ao silenciamento histórico das mulheres, a figura materna como personagem ou tema central é relativamente recente na literatura. As obras canônicas, em sua grande maioria, retratam as mães como 'santas', destinadas a cuidar e 'padecer no paraíso', sem direito à sexualidade e a qualquer outro interesse que não seja a criação dos filhos. Há, portanto, um hiato gigantesco entre as experiências maternas reais e sua representação na ficção", ressalta Bruna.
Campanha colaborativa
Para participar, mães de todo o Brasil deverão gravar um vídeo lendo trechos de suas obras e compartilhar nas redes sociais com a hashtag #LeiaUmaMãe, contribuindo para ampliar o alcance e impacto da campanha.
"Sugerimos que os vídeos sejam gravados na vertical, com uma boa iluminação. Os materiais podem ser enviados para o email karol@comtato.co ou para o Instagram @comtatocomunicacao. Todos os vídeos serão publicados nos canais da com.tato e das autoras, durante o mês de maio. Mais que exaltar aquelas que assumem o papel de mãe na pele, por escolha ou por falta dela, fazemos um convite que pode revolucionar sua forma de ver o mundo: leia uma mãe", conclui Karoline Lopes, jornalista e sócia da com.tato.
Foto destaque: Campanha #LeiaUmaMãe (Crédito: Divulgação)
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