top of page

Solo teatral sobre o papel da mulher em sociedade conservadora estreia em São Paulo

  • Foto do escritor: Mábia Almeida
    Mábia Almeida
  • 19 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mai.



ree

A atriz Juliana Birchal estreia em São Paulo o seu primeiro espetáculo autoral, "Subterrânea: uma fábula grotesca", dirigido por Lenine Martins. O solo reflete sobre o papel historicamente atribuído à mulher em uma sociedade conservadora. 


A peça fica em cartaz nos dois últimos finais de semana de junho, de 21 a 23 e de 28 a 30, na Sala Multiuso do Teatro Arthur Azevedo, com entrada gratuita. Às sextas-feiras e sábados, as sessões iniciam às 20h. Aos domingos, às 18h.


Em "Subterrânea: uma fábula grotesca", Juliana utiliza-se do mascaramento, para dar vida a uma mulher-cigarra, personagem conservadora, que espelha a trajetória e as funções exercidas pela mulher em um ambiente patriarcal. 


“Para mim, o ciclo de vida da cigarra dialoga perfeitamente com o da ‘mulher de bem’, que é, ao mesmo tempo, vítima e algoz desse sistema de poder”,        diz Juliana. 

“Ela tem uma metáfora muito incrível com tudo o que eu estava querendo falar, sobre o conservadorismo que sempre esteve aí e que de repente emergiu de uma forma muito violenta”, complementa.


A atriz explica que a cigarra passa por todo um ciclo de transformação, ao sair debaixo da terra, onde pode ficar por até 17 anos, para enfrentar sua última metamorfose. “A partir desse momento, acasala, reproduz e morre”, conta Juliana, que explica: “Se a cigarra vive 17 anos dentro da terra, esse tempo fora é de poucas semanas. É muito rápido.


No palco, o público acompanha exatamente o desenrolar do ciclo de vida da cigarra Ela, pelo bem da espécie, repete o próprio sistema que a reprime, mantendo assim, a ordem natural das coisas, acreditando que a sobrevivência depende do cumprimento das obrigações que o próprio sistema impõe.


SERVIÇO:

Subterrânea: uma fábula grotesca

Datas: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de junho

Às sextas-feiras e sábados, às 20h

Aos domingos, às 18h

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 40 minutos

Local: Sala Multiuso

Teatro Arthur Azevedo

Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo (SP)

Entrada gratuita



Foto destaque: espetáculo "Subterrânea: uma fábula grotesca" (Crédito: Raquel Carneiro / Divulgação)



Comentários


  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
Palavra "Papo de Arte" escrita com letras pretas e em cor de fundo amarelo

 

Papo de Arte

bottom of page