top of page

Exposição "PIRACEMA" é inaugurada em São Paulo

  • Foto do escritor: Mábia Almeida
    Mábia Almeida
  • 19 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Idealizada por Juliana Lewkowicz, o experimento iniciou no dia 18 de maio



ree

A exposição PIRACEMA: deslocamentos em busca de outros mundos possíveis a partir da arte (2024) é uma idealização de Juliana Lewkowicz, que nasce de sua pesquisa de mestrado na PUC-SP, partindo do estudo dos diálogos possíveis entre arte e natureza e da vontade de reativar um espaço desocupado, onde foi uma fábrica de sapatos artesanais.


O projeto parte do movimento da piracema – onde os peixes deslocam-se rio acima para reprodução – movimento esse, que Juliana faz ao colocar seu corpo no subir das escadas do imóvel, o espaço é assim ativado por suas memórias. Ao movimentar-se como artista surge uma curadora. Mas como um peixe sozinho não faz uma piracema, outros artistas são convidados a deslocar-se junto, num fluxo de forças, e assim se constrói um espaço independente de arte.


Atravessada por esse corpo em experiência, Juliana convida a artista Malka Borenstein para construir junto uma articulação coletiva dentro da equipe curatorial da exposição. Um encontro por afeto que se expande para uma rede de artistas e suas subjetividades, uma articulação feita para a construção de sentido, de experiência e de coletividade num espaço de arte.


A ideia que guiou a construção dessa curadoria foi de que o modo de vida que nós (povo da mercadoria – Kopenawa) escolhemos para viver acabou gerando uma crise ambiental e, portanto, seria preciso buscar outras formas de estar no mundo se quisermos viver em um planeta que não seja hostil para a vida humana. A exposição então foi construída a partir da pergunta: como a arte poderia nos ajudar a pensar outros mundos possíveis?


 PIRACEMA: deslocamentos em busca de outros mundos possíveis a partir da arte é um experimento artístico que convida o espectador a se deslocar dentro de um espaço independente de arte. Um movimento exploratório que coloca em discussão as fronteiras entre espaço-obra-espectador e artista-curador, na busca de construir uma exposição a partir de vínculos, afecto e afecções artísticas. Um espaço independente que é atravessado pelo desejo de repensar outros modos de estar no mundo e se estrutura para articular uma rede de artistas que nadam contra a corrente do sistema artístico institucional. Ou seja, artistas autônomos, artistas-pesquisadores, artistas sem galeria, artistas-ativistas, coletivos de artistas e artistas fora do circuito tradicional da arte.


Serviço:

Exposição PIRACEMA: deslocamentos em busca de outros mundos possíveis a partir da arte (2024)

Idealização: Juliana Lewkowicz

Curadoria: Juliana Lewkowicz e Malka Borenstein 

Produção: Giulia Lapetina (Ūkalli)

Período: Até 28 de maio - quarta a sexta das 11h às 16h e sábado das 16h às 22h

Local: Rua Gomes de Carvalho, 615

Entrada: Gratuita



Foto destaque: Cataratas (Crédito: Juliana Lewkowicz / Divulgação)


Comentários


  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
Palavra "Papo de Arte" escrita com letras pretas e em cor de fundo amarelo

 

Papo de Arte

bottom of page